2 de set. de 2011

Criança é internada após engolir peça de enlatado no Sertão da Paraíba


Menina de três anos engoliu chave de enlatado no Sertão paraibano.
Médico dá dicas de como proceder em casos em que a criança engasgar.


Uma criança de três anos de idade foi internada no Hospital Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano, depois de ter engolido a chave de uma embalagem de comida enlatada. O incidente aconteceu na manhã da quarta-feira (31) no município de Bonito de Santa Fé, também no Sertão, e a menina permaneceu internada até esta quinta-feira (1º), apresentando estado de saúde regular.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a suspeita foi confirmada por meio de um exame de Raio X e a chave foi retirada sem necessidade de procedimento cirúrgico.
Além da preocupação com o tipo de material que foi ingerido, os pais levaram a criança ao hospital com medo de que ela ficasse engasgada com a peça de aço. “Apesar de ser bastante comum, muitos pais não sabem como proceder nesta hora”, comentou o médico Antônio Henriques, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campina Grande. Ele explicou ao G1 o que fazer em casos como estes.
De acordo com o médico, assim como em todas as emergências, a primeira providência seria pedir socorro. Nas localidades atendidas pelo Samu, o recomendado é ligar para o número 192.
Manobra de Heimlich (Foto: Divulgação/Samu-CG)Manobra de Heimlich
(Foto: Divulgação/Samu-CG)
Neste momento, é necessário informar o maior número de dados possíveis ao médico do Samu pelo telefone e prestar atenção nas orientações que ele repassar.
Caso a vítima esteja acordada, o pai ou responsável pode pedir para a criança tossir. “Muitas vezes isso é suficiente para que o corpo estranho seja expelido”, explica o médico.
Uma outra maneira de socorrer é fazer a 'manobra de Heimlich' em pé.
Basta abraçar a vítima por trás e apertar subitamente o abdômen com os dois braços (veja na figura ao lado). A chegada do Samu dá início ao atendimento avançado para desobstrução da via aérea.
 PB1