31 de mar. de 2011
Vale a pena ver essa postagem: "Papo cabeça"
Ricardo vai anunciar projeto para facilitar legalização de motos no interior
Plano de 100 dias terá foco em ações sociais, revela secretário
Sobre o projeto que deve facilitar a legalização de motos, principalmente no interior do estado, o secretário preferiu não falar muito por que o anuncio deve ser feito pelo governador.
“Temos no interior a substituição de cavalos por motos, e na maioria das vezes esse veículos não estão legalizados, por que custa caro tirar habilitação e renovar o licenciamento. Então teremos algo neste sentido que posso adiantar mais por que se não levo um puxão de orelha”.
WSCOM Online
Europeus fornecem a mais exata imagem da gravidade na Terra
Dados enviados por satélite à ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita.
Os cientistas agora detêm um dos mais exatos modelos geoide (forma mais aproximada do nosso planeta, visto que ele não é totalmente redondo) do lugar onde vivemos.
Gravidade da Terra revelou em detalhes sem precedentes |
A imagem foi divulgada nesta quarta-feira durante uma conferência em Munique (Alemanha).
No estudo apresentado pela ESA, com imagens fornecidas pelo satélite Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional), considerou-se a gravidade do geoide sem a ação de marés e de correntes oceânicas.
O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.
Além desses dados oceanográficos, também servirá para o estudo da estrutura interna do planeta --como os processos que levam à formação de terremotos de grande magnitude e que podem provocar danos devastadores, como aconteceu com o Japão no sismo de 11 de março.
Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores, visto que o movimento das placas tectônicas ocorre abaixo do nível dos oceanos.
Contudo, explica a ESA em seu site, os tremores costumam deixar um "rastro" na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.
FOLHAONLINE
Adriano promete processar jornal carioca: “Não vou deixar que falem qualquer coisa”
Irritado, Adriano prometeu processar a publicação e disse que, por questões com essa, não gosta de falar com a imprensa.
- Você está vendo por que às vezes não gosto de falar com a imprensa? Quero que provem isso e vou processar se não for verdade. São policiais para ter essa gravação? Inventam um monte de coisas de mim. É impressionante.
O Imperador aproveitou para criticar os fotógrafos que, segundo ele, o seguem no Rio.
- Fui ao shopping com meus filhos e tinha um monte de paparazzi. Saiu alguma foto? Não saiu, pois coisa boa não vende. Se eu estivesse com um copo de cerveja, ai vendia.
Adriano disse que tomará providências para que sua imagem não continue sendo denegrida.
- Tenho que dar um fim nisso. Não posso mais ficar quieto, deixando as pessoas falarem. Não vou deixar ficarem falando qualquer coisa.
Durante a entrevista, Adriano também se incomodou com perguntas relacionadas a seu ex-agente Gilmar Rinaldi. Pediu para não ser mais questionado sobre sua ruptura com o empresário.
- Falar sobre o Gilmar é muito complicado. Não estamos mais juntos, mas tenho muito carinho por ele. Se for possivel, por favor, peço para não perguntarem mais sobre isso.
Doente?
Outro assunto que mexeu com Adriano foi sobre uma suposta "doença" que incomodaria o jogador e impediria um melhor desempenho em campo. Abordado sobre o tema, Adriano não escondeu que já teve problemas, mas, sem revelá-los, garantiu estar curado.
- Todo mundo sabe o que aconteceu comigo há um tempo atrás. Eu realmente precisava de um acompanhamento, pois estava mal e nunca escondi de ninguém. Voltei ao Rio de Janeiro para dar um tempo e curar essa parte. Hoje, graças a Deus, estou curado. Se tenho uma doença, essa doença é minha família, pois sou muito apegado a ela e falo isso abertamente. Não vejo qualquer problema em dizer que hoje não saio mais de perto deles.
R7
Sobre ser um bom professor no Brasil
Em uma pesquisa realizada pelo movimento “Todos pela Educação”, entidades nacionais e internacionais deram sua opinião sobre o que é ser um bom professor. O resultado pode ser conferido no boletim desta semana.
Os entrevistados destacaram vários pontos em comum, como a formação compatível dos profissionais da educação, salário digno, oferta de tempo e condições adequadas para que o professor prepare suas aulas.
Quem não gostaria de poder dizer que é feliz porque faz o que gosta e ainda é remunerado pelo trabalho? Infelizmente esse ideal está longe da carreira do magistério da educação básica. Falta estímulo ao professor, valorização, infraestrutura, salário digno. Sem perspectivas na carreira, é comum o desânimo e estresse entre os educadores.
Além disso, o muro da escola não deve ser visto como uma barreira física. A educação de qualidade que defendemos pressupõe a total integração entre a comunidade e a escola. Pais, diretores, professores, funcionários e alunos devem estar unidos para buscar soluções que alterem a realidade da educação.
Há quem pensa que lecionar é para quem não teve oportunidade melhor na vida. Mas ser educador é uma escolha. Escolha de quem ainda acredita que é por meio da educação que se formam cidadãos de bem. A CNTE luta por isso.
CNTE
Vida nova na terceira idade: aos 70, virou estudante compulsiva
Após cuidar dos pais, dos filhos e dos netos, Neuza começou a olhar para si mesma e decidiu se atualizar. Já fez mais de 30 cursos
Ela não gosta de ser chamada de senhora, não curte o termo “feliz idade” e considera que a vida seja uma sucessão de momentos de “melhor idade”. Sabe, entretanto, que tudo pode recomeçar a qualquer momento, preferindo por isso a expressão “idade da juventude acumulada”.
Neuza Guerreiro de Carvalho é obcecada pela memória. Ainda bem, afinal, tem boas histórias para contar: aos 80 anos, possui três estantes recheadas de pastas com minuciosas retrospectivas de sua vida, da dos filhos e até mesmo das noras e genros. Mas se engana quem pensa que a documentação sirva de estepe para os tropeços da mente. Lúcida e apaixonada pela vida, a blogueira do Vovó Neuza que arrastou outras mulheres para o grupo de oficinas de memórias batizadas de “Seminovas” - um diálogo sobre São Paulo e, sobretudo, suas percepções acerca do mundo – deu um passo adiante aos 70. “Foi quando minha mãe morreu que as coisas começaram a mudar, porque meu marido já tinha morrido, meus filhos estavam seguindo suas vidas”.
Diante das circunstâncias, e não da idade (como ela faz questão de ressaltar), teve a oportunidade de fazer o que sempre quis - dar fôlego ao seu lado “estudante compulsiva”. Graduada em 1951 em História Natural pela Universidade de São Paulo, voltou a frequentar a USP em 2005 por meio do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade. O desejo era antigo. “Pouco antes de me aposentar pensei em voltar a estudar, mais para me atualizar”, conta Neuza. “Fiz instrumentação cirúrgica, só que tudo era difícil com pai, mãe, filhos, netos”. Somente livre das responsabilidades da casa conseguiria finalmente se dedicar aos mais de 30 cursos finalizados desde então. Sua sede de conhecimento foi muito além da Biologia, e hoje ela exibe orgulhosa certificados que passam pelos mais diferentes campos do saber: psicologia, literatura, jornalismo, música, artes, etc.
Cursos em diferentes campos do saber: psicologia, literatura, jornalismo, música, artes e outros
Garota-propaganda da universidade
Tanto conhecimento e tantos registros não poderiam passar despercebidos. Por fim, começaram a ser compartilhados. Primeiro, com o site do Museu da Pessoa, para o qual Neuza escrevia. Vendo que tinha muito a contar, optou por criar seu próprio espaço na internet. “Meu filho disse para eu fazer um blog e eu pensei 'blog é para jovem', mas ele insistiu dizendo que eu não seria obrigada a fazer nada, faria o que eu quisesse”, diz ela, falando que hoje sua resistência existe em relação ao facebook (embora, sim, já tenha um perfil criado ali e que admita que uma hora terá que aderir). “Quando eu falava que tinha blog, todo mundo dava risada, mas tem gente que lê, sim”. Lêem, porque o que ela conta no blog é o testemunho de diferentes épocas.
Seus planos são muitos. “Tem noites que nem consigo dormir direito, porque é tanta coisa que passa na minha cabeça, tantas ideias, tantas associações”, comenta. Não sem razão, virou “garota-propaganda” da USP, aparecendo na capa e em diversas páginas do livro com a programação dos cursos para terceira idade, além de estar estampada em um outdoor na Cidade Universitária. Suas iniciativas tornaram-se exemplo para outras mulheres e homens, que se esforçam para resgatar o que havia sido antes concedido apenas na mocidade.
Para ela, no entanto, a juventude e todo o processo de amadurecimento ficam guardados em um pequeno baú, que ela chama de “caixinha da memória”, onde fichas temáticas reproduzem sensações de diversas experiências da vida. É o caso, por exemplo, da sua primeira relação sexual, que ganhou um papelzinho específico com a lembrança inclusive do que almoçou no dia seguinte. Se relembrar é viver, Neuza faz a lição de casa direitinho, mas nunca deixando de viver também para relembrar, e ser lembrada. “Se não fazemos retrospectivas, olhamos para trás e pensamos não ter feito porcaria nenhuma. Na hora que colocamos no papel, vemos quantas coisas conquistamos”.
DO IG MULHER
Aceitou Jesus: Dona de 'Locadora de Mulher' desiste de abrir estabelecimento e vira evangélica
A dona do bar 'Brega e Chick', que ficou conhecido como 'Locadora da Mulher' na cidade de Cajazeiras, no sertão do estado, decidiu, na manhã desta quinta-feira (31), fechar de vez o estabelecimento. Isso porque ela aceitou Jesus e decidiu virar evangélica da Igreja Assembléia de Deus.
Segundo Carla Simone Braga, ela analisou todos os comentários das pessoas durante todo esse processo e constatou que a maioria dos comentários maldosos era de católicos. "Já havia frequentado a Assembleia de Deus, mas agora é pra valer", disse Carla.
Ela adiantou que procurou o pastor da igreja na manhã de hoje, mas não o encontrou. "Hoje à noite, eu vou ao meu primeiro culto. Fui muito bem aceita pela comunidade evangélica."
Carla Simone informou que não imaginava que o nome 'Locadora de Mulher' iria dá tanta polêmica e pediu desculpas à população de Cajazeiras e da Paraíba. E concluiu: "Finalmente, a polêmica teve um fim."
PORTAL CORREIO