25 de mar. de 2011

Será que temos o que comemorar?

*Jailton Cordeiro

Uma vergonha. A volta do ex-governador Cássio Cunha Lima a Paraíba após ter o mandato de senador reestabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que adiou a cassa aos fichas sujas somente para as próximas eleições nos mostrou a face mais cruel da politicagem brasileira e paraibana.

O povo ir às ruas em Campina Grande com carreata e tudo mais e comemorar com foguetório nas cidades espalhadas pelo Estado é vergonhoso para não dizer que é imoral.

O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), foi cassado por abuso do poder econômico, e por isso, deveria em tese, pagar pelos crimes eleitorais que cometeu.

Comemorar a volta ao poder de um político campeão de processos, de um ficha suja, de um político responsável por praticamente todas as mazelas sociais que a Paraíba atravessa, de um político que somente reproduz o que há de mais podre e atrasado na política do assistencialismo e dos esquemas montados é um acinte. Este ato é aplaudir a promiscuidade e a impunidade na política.

Cássio Cunha Lima é oriundo de uma família que somente se locupletou as custas do dinheiro publico na Paraíba. Como coronéis da política eles somente engordaram os seus cofres pessoais à medida que o povo ficou mais pobre e submisso as suas políticas assistencialistas.

Vamos refletir. Não seria o caso do povo ir as ruas para cobrar mais investimentos na saúde?. O que temos ai são hospitais públicos sucateados e sem medicamentos básicos para atender as necessidades das pessoas pobres e miseráveis. Enquanto os detentores do poder não estão preocupados com a situação porque eles dispõem de recursos para pagar um plano de saúde caro.

Não seria caso de cobrar a aplicação correta de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para equipar as escolas e buscar aprimorar a formação pedagógica dos professores?. Escolas estas que estão sucateadas e entregues as baratas com professores com salários miseráveis sem estimulo algum para continuar exercendo a sua profissão.

Não seria o caso de cobrarmos um Estado com mais segurança publica e respeito aos cidadãos? Hoje a segurança publica da Paraíba é a grande mazela do Estado. Policiais em greves constantes por causa de salários miseráveis, viaturas sucateadas, falta de delegados e de concursos públicos. Ao passo, que a bandidagem tomou conta das ruas, especialmente das cidades menores com a explosão de caixas eletrônicos que viraram moda no Estado.

Não seria o caso de cobrarmos estradas melhores? As nossas estradas estão na maioria em completo abandono. A Rodovia Estadual PB-177 que liga Soledade a Picuí é o exemplo do descaso. A estrada construída há quase trinta anos jamais passou por uma reforma e está ai numa situação de abandono completo.

Comemorar a volta de Cássio Cunha Lima é comemorar a manutenção dos esquemas de favorecimento aos prefeitos corruptos que enchem as folhas de pagamento do governo da Paraíba com funcionários fantasmas que jamais compareceram sequer a um dia de trabalho.

Comemorar a volta do Cunha Lima ao poder é como aplaudir os direcionamentos de licitações que beneficiam empreiteiros e pessoas ligadas a este grupo político.

Oxalá, que Deus ilumine a cabeça do novo governador Ricardo Coutinho para que ele não se contamine com a corrupção de alguns dos seus aliados e que continue com a mudança na política paraibana que vai quebrar os velhos esquemas montados para favorecimento pessoal de alguns poucos em detrimento da grande maioria pobre que no final das contas é quem paga pela corrupção de poucos.

Aos pobres de espirito que aplaudiram a volta de Cássio Cunha Lima só nos resta um comentário: Vocês têm os políticos que merecem. Pena que nós também pagamos por estas mazelas.


*Jornalista e editor do www.pedralavrada.com