24 de mar. de 2011

Pedra Lavrada e Região Poderão Ganhar Mais um Deputado: Bado Venâncio




Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da Lei Ficha Limpa só a partir de 2012, Bado Venâncio (PSL), ex-prefeito de Cuité, poderá assumir uma vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa da Paraíba, já que o mesmo havia sido barrado pela aplicação da lei já a partir das Eleições de 2010. Bado pode entrar pela média do coeficiente eleitoral.

Com a decisão, Pedra Lavrada poderá ser beneficiada por contar com mais um deputado estadual que represente seus pleitos, uma vez que o mesmo foi relativamente bem votado em nosso município nas ultimas eleições.

Com a decisão do STF, quem deve está comemorando é o atual vice-prefeito Jojó Melo (PTB) que apoiou Bado para deputado, divergindo do prefeito que apoiou Arnaldo Monteiro.

Bado assumindo como deputado estadual poderá fortalecer a plataforma política de Jojó Melo que já manifesta publicamente vontade de ser candidato a prefeito de Pedra Lavrada nas eleições de 2012.

Quanto a nós lavradenses, vamos cobrar dos deputados eleitos que foram votados em nosso município com um discurso de defender o mesmo e a região do Seridó e Curimataú. Espera-se que realmente eles defendam os interesses coletivos e não de poucos particulares como vem ocorrendo.

Já está mais do que na hora, por exemplo, da população cobrar da deputada Gilma Germano (PPS) ações em prol da região, já que ela foi eleita com um discurso regionalista. Tirando por Pedra Lavrada, assiste-se apenas a uma politicagem barata do empreguismo que contamina e tanto prejudica a Paraíba.

Para melhor esclarecer as possíveis mudanças na Assembléia Legislativa da Paraíba, leia a matéria abaixo.

Por Santiago Vasconcelos


Decisão sobre Ficha Limpa pode alterar composição na Assembleia

Josusmar Barbosa
Do Jornal da Paraíba

Ainda sob o signo da polêmica, a decisão da quarta-feira (23) à noite do Supremo Tribunal Federal deverá provocar mudanças também na Assembleia Legislativa da Paraíba. A rigor, três candidatos tiveram sucesso nas urnas, mas seus registros de candidaturas foram barrados com base na lei da Ficha Limpa.

Com a nova regra valendo apenas para 2012 três novos deputados devem assumir cadeira na Casa Epitácio Pessoa.

O ex-deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) que teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter tido contas rejeitadas quando era prefeito de Patos. Com a entrada de Dinaldo, Genival Matias, que assumiu o lugar de Wanderley, ficará sem mandato.

Mas, a decisão do Supremo estende-se ainda para outros casos. O ex-deputado Carlos Dunga (PTB) que, teve a candidatura barrada pelo mesmo motivo,

Outro caso que é diretamente beneficiado pela decisão do STF é o do ex-prefeito Oswaldo Venâncio (Bado), de Cuité, cujo recurso foi sequer apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tendo disputado o pleito pelo PSL, que também teve seu registro indeferido por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, mas que agora fica liberado e entra na Assembleia Legislativa pela média do coeficiente eleitoral.

Sem incidências

Na Câmara Federal, em termos de bancada paraibana, não houve nenhum problema de ordem jurídica em relação aos 12 deputados empossados na Casa, com base na lei da ficha limpa.