23 de mar. de 2011

Veja programação do Dia Mundial de Combate a Tuberculose


Panfletagem, consultas médicas e encaminhamentos para exames de tuberculose vão ser oferecidos na manhã desta quinta-feira (24), no Ponto de Cem Réis, no Dia Mundial de Combate a Tuberculose. No período da tarde haverá seminário com dados sobre a doença na Paraíba destinado a cerca de 100 profissionais de saúde, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Jaguaribe.


Na quinta-feira, dia 25, as atividades alusivas a data continuam com apresentações culturais e orientações sobre a doença apartir das 8h no Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, referência no tratamento da tuberculose. “A abertura oficial do evento será no Ponto de Cem Réis. Dois médicos da Secretaria de Estado da Saúde vão fazer uma busca ativa dos sintomas respiratórios nas pessoas e quando necessário iremos encaminhar para fazer exames. Também haverá a visualização do Bacilo de Koch, através do microscópio com auxilio de um bioquímico”, destacou a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes. Ainda no Ponto de Cem Réis haverá orientação a população sobre os principais sinais e sintomas da tuberculose.


Números da tuberculose na Paraíba – A tarde a programação acontece no Cerest com palestras e apresentação da incidência da doença no Estado. Nos últimos 10 anos, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foram registrados mais de 11 mil casos de tuberculose na Paraíba, desses 1.046 são dados parciais do ano passado. Um dos problemas que mais preocupa as autoridades de saúde é com o abandono do tratamento. “Muita gente começa a tomar a medicação, mas não termina. Então, estamos tentando conscientizar o profissional que cuida destes pacientes para realizarem a estratégia do Ministério da Saúde (MS) com o Tratamento Diretamente Observado (TDO). Eles têm que observar o paciente tomando a medicação”, explicou. O evento do Dia Mundial de Combate a Tuberculose é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceira com o Laboratório Central (Lacen), Secretaria Municipal de João Pessoa, Hospital Clementino Fraga, Universidade Federal da Paraíba e Faculdade Santa Emília de Rodat.

Da Secom/PB