Notas roubadas e manchadas estão sendo injetadas no comércio do Nordeste
Avisamos aos comerciantes da Paraíba e população que desconfie de qualquer dinheiro manchado de tonalidades da cor Rosa, pois pode ser dinheiro roubado de algum caixa eletrônico o qual possua o dispositivo de segurança que mancha as notas. Concerteza os bandidos tentarão injetá-las no comércio já que todos eles ainda levam o dinheiro. O cidadão que for detido com essas notas será conduzido a delegacia para dá explicação de onde conseguiram essas notas.
Quem tentar utilizar as mesmas para pagar alguma coisa, rejeite o dinheiro e comunique imediatamente a polícia, pois quem estiver de posse desse dinheiro pode está dando cobertura para os responsáveis pelas explosões de banco. Caso receba esse dinheiro diretamente nos caixa eletrônicos, procure imediatamente o gerente do banco, pois estas notas deveriam ser todas destruídas pelo banco Central para expedir novas notas.
Manicure diz que foi humilhada ao tentar recuperar a nota danificada
A tecnologia instalada dentro dos caixas eletrônicos, que mancham com tinta rosa as cédulas quando ocorre ataques ou explosões nos equipamentos, prejudicou a manicure Suely Santos nesta terça-feira (10), em Campinas. Ela tentou efetuar a troca do dinheiro danificado, mas o gerente do banco se recusou a efetuar o procedimento, contrariando determinação do Banco Central (BC).
De acordo com a manicure, após o saque no valor de R$ 500, percebeu que uma das notas no valor de R$ 50 estava manchada. Ela chamou o segurança do shopping do caixa eletrônico 24 horas e recebeu a recomendação de procurar o banco, onde tem conta corrente para trocar a nota, o que não ocorreu. "No Banco Mercantil, o gerente informou que era para ligar no Banco 24h porque a responsabilidade era deles, o que eu também fiz, daí me mandaram voltar no banco de novo, que eles tem que pegar a minha nota e me dar uma carta informando que estou com a nota e depois passar um fax, para depois eu saber quando vai chegar o dinheiro", afirma.
A desconfiança dos funcionários do banco criou uma situação constrangedora para a manicure. "Sai do banco com vontade de chorar, me senti humilhada porque fica parecendo que você não pegou a nota no caixa eletrônico, como você vai provar?", questiona Suely.
Segundo o BC, nenhum banco pode se recusar a trocar uma nota danificada, que pode ser feita em qualquer agência bancária, e não exatamente no banco em que a pessoa possui conta corrente. No entanto, o banco tem o direito de solicitar e registrar os dados pessoais do cidadão que está realizando a troca da nota.
A manicure chegou a procurar a delegacia, mas preferiu não registrar o boletim de ocorrência. "Na polícia, se eu registrasse um boletim de ocorrência o dinheiro iria ficar retido e eu não quero, eu quero o meu dinheiro", disse Suely.
Caso alguma instituição financeira se recuse a efetuar a troca, o BC orienta a procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e também a ouvidoria do próprio banco. Caso não tenha resposta, pode registrar a reclamação no atendimento do BC pelo telefone gratuito 0800-979-2345.
Do