6 de set. de 2011

Paraibanas têm dados confidenciais roubados; golpe é tema no Fantástico


Duas paraibanas foram vítimas de um golpe que é investigado nacionalmente pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e o setor de inteligência da Polícia Civil de São Paulo. A dona de casa Vanya Toscano da Nóbrega, de João Pessoa, explicou ao Fantástico que teve seu nome e dados sigilosos usados indevidamente. O mesmo aconteceu com a funcionária pública Osanira Ferreira de Lima.
Conforme as investigações, quadrilhas que negociam dados confidenciais relativos a cadastros de automóveis, da previdência e de bancos. Os criminosos forjam ações na Justiça e roubam dinheiro sem que os donos percebam. 


“Foi como um golpe, um tsunami que cai na sua cabeça e até hoje estou tentando me recuperar”, disse Vanya Toscano.
As paraibanas teriam sido apenas duas entre milhares de vítimas de todo o país. De acordo com o promotor de Justiça Rafael Abujamra, a obtenção desses dados possibilitou o ajuizamento de centenas de ações fraudulentas.

Em São Paulo, pelo menos 12 pessoas estão sendo investigadas, entre eles um advogado que mora em Lençóis Paulista.

No período de um ano, a Justiça de Birigui, a 220 quilômetros de Lençóis Paulista, recebeu 192 ações suspeitas. O objetivo de todas elas era cobrar as perdas de quem tinha caderneta de poupança na época do Plano Collor 1, de 1990. Somando as 192 ações, o valor solicitado passa de R$ 1.250 milhão.

A polícia apura se as informações sigilosas também foram repassadas para assaltantes e sequestradores. A Justiça já bloqueou as contas bancárias dos suspeitos. 
 
 
G1