23 de mar. de 2011

Dez ex-prefeitos da região de Sousa estão “impedidos” de disputarem eleições em 2012

Em alguns casos, além de reprovação de contas pelo TCE e TCU, os políticos chegaram a cumprir pena de prisão.

Dez ex-prefeitos da região de Sousa estão “impedidos” de disputarem eleições em 2012

Pelo menos dez políticos que exerceram mandatos de prefeito em cinco cidades localizadas na região polarizada pelo município de Sousa no alto sertão estão em tese, impedidos pela Lei Ficha Limpa de disputarem as próximas eleições em 2012. Isso deve ocorrer devido a rejeição de exercícios financeiros pelo Tribunal de Contas do Estado e mantida pelas Câmaras de Vereadores.

Nazarezinho
O caso mais recente ocorreu contra o ex-prefeito de Nazarezinho, Gilson Luiz. Na semana passada os vereadores mantiveram parecer o TCE que julgou irregulares as contas do politico em 2007. Anteriormente, o mesmo havia ocorrido com o ex-gestor Nildo Mendes que administrou Nazarezinho no começo da década de 90.

Santa Cruz
Já em Santa Cruz, três ex-gestores não poderão disputar qualquer cargo público no próximo ano. São eles: Chico Lopes, o qual chegou a cumprir pena domiciliar por alguns anos, Luiz Diniz que exerceu apenas um mandato de prefeito e Chico Ferreira que teve as contas julgadas irregulares ano passado pelo TCE e o parecer confirmado pelo legislativo este ano.

Lastro e Vieirópolis
Nas cidades de Lastro e Vieirópolis, outros quatro ex-prefeitos devem ser barrados pela justiça, caso tentem disputar mandatos. Santa Oliveira e Célio Aristóteles foram os primeiros prefeitos de Vieirópolis, enquanto Ademar Abrantes e Erasmo Abrantes tiveram as contas reprovadas quando administraram o Lastro, município que fica no limite da Paraíba com o Rio Grande do Norte.

Aparecida
Para completar a relação, o primeiro prefeito da história politica de Aparecida, José Alves está também impossibilitado de concorrer a cargo público por ter tido várias contas reprovadas no Estado e pelo Tribunal de Contas da União. Zé de Boi Velho, como é conhecido, é outro politico que chegou a cumprir pena de prisão.

Até as eleições, outros casos podem surgir já que há vários processos contra ex-prefeitos em tramitação nos tribunais de contas e varas da justiça estadual e da justiça federal.

DIÁRIO DO SERTÃO