Por Márcio Souto
Bacharel em música pela
Universidade Federal da
Paraíba - UFPB
Ouça durante o artigo:
Chegou o mês de Maio e os "produtores culturais" de nossa terra começam a buscar verbas exorbitantes para organizar seus eventos nas cidades e para varia trazer o autêntico forró nordestinho pras pessoas dançarem até o dia amanhecer certo??? - ERRADO!
No que diz respeito ao autêntico forró não temos mais a qualidade musical e cultural que tivemos outrora, pois as festas juninas de nossa cidade hoje são palcos para se desfilar a mediocridade e a ignorância que assola as mentes das pessoas de hoje em dia, isso em grande parte por causa da incompetência cultural dos organizadores de eventos que ao invés de buscarem atrações de qualidade e que fortaleçam e resgatem a cultura e os costumes do nosso povo, trazem "artistas" que só estão pensando em ganhar rios de dinheiro trazendo o maior lixo musical que existe em nossas terras, e o que mais me preocupa é que a massa, na falta de informação que vive imersa, acredita que estes "artistas" são o melhor da nossa música e aplaude as ações destes organizadores que pagam quantias exorbitantes para esse tipo de banda, emburrecendo cada vez mais as pessoas que aceitam e comemoram a vinda deste tipo de música pra nossa cidade.
Estas bandas que hoje vemos nos palcos juninos de nossa terra são responsáveis pela morte da cultura nordestina que foi tão bem divulgada por mestres como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, e hoje tem alguns defensores que se tornaram grandes artistas como Zé Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Flávio José, Chico Cézar entre outros.
Gostaria de dizer aos nossos amigos promotores de eventos que: ao trazerem este tipo de apresentação para nossa cidade estão contribuindo para o empobrecimento cultural da sociedade e para a divulgação da ignorância, sem falar no incentivo ao consumo álcool e a outras práticas no mínimo desprezíveis.
E pra você que gosta desse tipo de música gostaria de dizer que você está trabalhando contra o seu desenvolvimento cultural e intelectual, e contra a valorização da sua região.
Tenho muita saudade das duas apresentações do músico Beto Brito na cidade de Pedra Lavrada e dou aqui a minha sugestão para os amigos organizadores do São João lavradense. Que tal um artista bom, que traga um pouco de fôlego para nós que estamos nos afogando em um mar de estupidez cultural.
Quanto às nossas quadrilhas (Filhos de Pedra e Mistura Lavradense), já está na hora de deixarmos esta rivalidade besta de lado e trabalharmos de verdade para defender nossos reais valores culturais, e não pra derrubar a outra quadrilha, pois, quando acaba o São João, o que sobra dos esforços das duas quadrilhas são comentários pejorativos a respeito da "rival" e nenhum benefício cultural é deixado para nossa querida Pedra Lavrada.
Então faço aqui o meu apelo pro nosso São João que, aparentemente já não liga muito para a festa em sua homenagem, para olhar por nós e trazer de volta as boas práticas que engrandeciam nossa cultura e faziam os eventos juninos serem bem mais que simples bebedeiras, letras imundas nas músicas e guerras de ego de pseudo-artistas que dizem ter cultura.