14 de set. de 2011

Julgamento de Veneziano gera especulações sobre suspeição de juízes


Antes do julgamento haverá a posse da nova juíza do TRE


Ao longo da manhã desta terça-feira (13), foram veiculadas diversas notícias em relação ao julgamento do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, hoje (13) no Tribunal Regional Eleitoral. Inicialmente divulgou-se que advogados do prefeito poderiam pedir a suspeição do juiz relator do caso, João Batista Barbosa, por ter concedido entrevista sobre o processo.
Outros portais chegaram a divulgar nota do colunista Cláudio Humberto, dando conta que dois juízes iriam se averbar suspeitos no processo.
Vejam o disse Cláudio Humberto: “Dois juízes do TRE-PB podem alegar suspeição e sair do julgamento, hoje, em que Veneziano Vital do Rego, prefeito de Campina Grande, pode ser cassado por usar dinheiro público na reeleição.  O juiz Newton Vita é primo legítimo de Raoni Vita, advogado do prefeito de Campina Grande, e o outro, Márcio Andrade, é cunhado do deputado André Gadelha, líder do PMDB na Assembleia aliado do réu”.
Um dos principais advogados do prefeito Veneziano – Carlos Fábio – disse desconhecer informações de que os juízes iriam se averbar suspeitos.
“Isso não tem fundamento nenhum, não acredito nessa hipótese”, disse o advogado Carlos Fábio. O jornalista Cláudio Humberto argumenta em sua coluna que o juiz Newton Vita é primo legítimo de Raoni Vita, advogado do prefeito de Campina Grande, e Márcio Andrade Acioly, é cunhado do deputado André Gadelha, líder do PMDB na Assembleia e aliado do réu.
“É muita repercussão em cima desse caso. Acho que o jornalista Cláudio Humberto recebeu alguma informação errada”, continuou Carlos Fábio.
O advogado ainda confirmou a possibilidade do retorno do julgamento do prefeito para a sessão desta terça-feira, 13. “Teve uma movimentação do processo nesta segunda-feira e provavelmente o julgamento retorna hoje (terça-feira)”, disse. Até o momento, o relator do processo, juiz João Batista Barbosa, votou pela cassação do réu, e o juiz Márcio Acioly pediu vista do processo. A sessão terá início a partir das 14h30.
POSSE – Antes do julgamento haverá a posse da nova juíza do TRE, Helena Fialho, que substitui juiz João Bosco, que tirou férias de 30 dias. A Juíza também poderá pedir vista do processo.

MaisPB