30 de out. de 2012

Cooperativas de Mineradores do Curimataú recebem capacitação


Alertar os mineradores sobre os riscos da silicose. Esse foi o objetivo da capacitação “Previsão a Silicose e Primeiros Socorros”, realizada para mineradores do Curimataú. O treinamento aconteceu na cidade de Nova Palmeira, através de um convênio entre o Ministério da Integração, Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM – PB), Sebrae e Senai.

A silicose é uma doença ocupacional comum entre mineradores. Ela é causada pela inalação de partículas de sílica e causa lesões nos lóbulos do pulmão, daí a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI). O treinamento contou com presença de cooperativas das cidades de Nova Palmeira (Coogarimpo), Picuí (Coopicuí) e Frei Martinho (Coopermineral), tendo como instrutor o técnico em segurança Robson Leite.

O presidente da Coopicuí, Tony Henriques, destacou a importância da formação para alertar o minerador sobre o uso de equipamentos de segurança, cuidados com a saúde e, principalmente, para entender melhor as vantagens do cooperativismo.

Extrativismo Mineral – As ações e convênios pleiteados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM – PB), juntamente a órgãos estaduais e federais, buscam agregar valor; aumentar a produtividade e propiciar maior segurança ao pequeno minerador do Estado.

Ações como essa, apoiadas pelo Governo do Estado, vêm agregando cada vez mais valor e respaldo às pequenas cooperativas. A mineração recebeu do Governo do Estado, através da CDRM/PB, vários investimentos, a exemplo da perfuratriz rotopneumática, novo compressor e caminhão.

Além da liberação de R$ 1,5 milhão pelo Cooperar para convênios em mineração, investimentos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Investimentos para perfuração e recuperação de poços tubulares através do Fundo de Combate e para Erradicação da Pobreza.

SECOM/PB