15 de out. de 2012

Mensagem da Secretaria Municipal de Educação e do prefeito Tota Guedes‏


Os ganhos de uma educação com qualidade.


     Hoje dia 15 de outubro, todo o país comemora o dia do Professor, uma data realmente importante no calendário nacional, pois condecora uma profissão de grande relevância para o futuro do nosso país. Podemos diariamente ter exemplos da importância do Profissional educador em nosso dia-dia, sem um Professor, não seriamos capazes de desenvolver atividades básicas para o desenvolvimento de uma população. Passa pelas mãos dos nossos mestres, com grande carga de responsabilidade os ensinamentos e saberes a serem aprendidos todos os dias, não apenas por nossas crianças, mas pelos jovens, adultos, idosos enfim, por todos nós que vivemos em sociedade. Dada a tão grande importância a essa data, as comemorações alusivas e principalmente a existência de tão grandioso elo entre a sociedade e o crescimento pessoal, socioeconômico e global de todos nós como seres humanos e como agentes transformadores da sociedade em que vivemos, sabemos que ainda falta muito a ser feito por essa categoria.
    A Secretaria Municipal de Educação de Pedra Lavrada, juntamente a Prefeitura Municipal, vem diariamente, ano após ano lutando por essas melhorias. Hoje, temos uma realidade diferente na educação de Pedra Lavrada, desde os investimentos em estrutura física, até a valorização do Professor em sala de aula. Procuramos garantir os direitos trabalhistas dessa categoria, dentro das possibilidades, tomando como base a sua magnífica importância no processo de crescimento dos nossos alunos e da sociedade como um todo. Em Pedra Lavrada foi instituído o 1/3 de férias, que garantiu os direitos por lei determinados a categoria dos professores e respeitados pelo governo municipal, assim como o pagamento rigorosamente dentro do mês trabalhado e 13º salário aos profissionais da educação e melhores condições de ensino e aprendizado, aqui se investe muito em educação e os frutos estamos vendo ano a ano, com o destaque de nossos alunos no ENEM, olimpíadas enfim. Trabalhamos para dar melhores condições aos alunos e professores, pois acreditamos que para o ensino ser eficiente, aluno e professor precisa ter prazer em ir a escola, estamos sempre focando em medidas importantes na valorização do trabalho e aumento da auto-estima dos profissionais da educação.
    Na educação, demos um salto de qualidade na infraestrutura e na oferta de melhores condições de serviço. Saímos do caos, que era retratado no IDEB de 1.6 para hoje alcançarmos reconhecidamente 5,2, acima da média nacional e mais uma vez, o melhor da região. Crescemos muito em educação e hoje, temos escolas modelos em nosso município, com é o caso da Escola Estadual Matilde de Melo Buriti e a transformação em qualidade de ensino e ampliação da estrutura física da Maria Elenita, com mais duas salas de aula, laboratórios de informática e ciência e muito ainda está por vir para todas as escolas da rede. Ainda para 2012, estamos com verbas garantidas para a climatização com ar condicionado, tipo split, para as escolas do município. Melhoramos e muito a qualidade do transporte escolar e a cada dia estamos mais preocupados com a qualidade do ensino e da área física de nossas escolas. Este ano pudemos realizar o sonho de muitas crianças, que deixaram os caminhos da escola muito mais prazerosos, com 1.900 bicicletas e mais quatro ônibus escolares. Não podemos esquecer que as mães estão muito mais tranqüilas com a creche que entregamos, com capacidade para quase 200 crianças. Essa creche é um espaço que além de uma boa qualidade no ensino infantil, tem comodidade, conforto, segurança, não apenas para as crianças e pais, mas principalmente para os profissionais, que agora podem contar com um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades educacionais, lúdicas, de convívio familiar, enfim, um grande ganho para toda a sociedade lavradense.

    Por fim, temos a imensa felicidade em avaliar que estamos com a capacidade técnica funcional em alto padrão. Os nossos professores são capacitados, todos com nível superior e em um patamar elevado, a Prefeitura Municipal realizou concurso público e pode garantir, além da prática de sala de aula, conhecimento técnico, para aulas com muito mais segurança e garantias de aprendizado. O corpo docente de Pedra Lavrada é diferenciado e conta com profissionais que levam a educação, além das salas de aula. Parabenizamos neste dia, a todos os nossos professores, que tem como missão importante levar conhecimento técnico, mas também, conhecimento para a vida cotidiana, com aulas que envolvem além da teoria, dos livros, aulas que levam à vida dos nossos alunos a cidadania e o sentimento de responsabilidade pela melhoria da qualidade de vida do povo de nossa cidade.
Parabéns aos nossos professores, hoje é comemorado o seu dia, mas também um agradecimento especial, aos nossos orientadores e monitores, todos vocês tem a responsabilidade de levar adiante o futuro de nossa terra, com mais educação, por um futuro melhor.