2 de abr. de 2013

1º de abril: Google faz pegadinhas em comemoração ao Dia da Mentira


Primeiro de abril é um dia para ficar atento, caso não queira cair em alguma pegadinha por aí. No famoso Dia da Mentira, não são apenas os amigos que gostam de contar aquela lorota, muitas empresas também entram na onda e preparam algumas brincadeiras. O Google, que desde 2005 apronta as suas, lançou uma novidade que muita gente espera há tempos, o Google Noise.

Conheça a origem do Dia da Mentira

A "nova ferramenta" faz buscas de aromas pela internet. Já pensou em matar a saudade do cheiro do armário da vovó? Ou sentir cheiro de um carro novo? Ou mais: que tal o cheirinho de um cachorro molhado? Bem-humorada, a página sabe vender seu produto: "Concentre-se em seus sentidos: vá além de digitar, falar e tocar para conhecer uma nova notação de sensações." Mas, como nem tudo são flores na internet, a ferramenta faz até um importante alerta: "Não pergunte, não cheire: para quando você suspeitar de sua consulta - SafeSearch incluído."


O Google Maps também "lançou" um novo recurso. Nele, é possível ver o mundo como se fosse um mapa de tesouro pirata. A brincadeira ainda envolve pistas e tesouros escondidos para quem deseja passar o tempo jogando.  Já o Gmail resolveu se inspirar na natureza (céu, oceanos e baleia-azul) para lançar um novo layout do email, todo azul: o Gmail Blue. A brincadeira, no fundo, ridiculariza o futuro sistema da Microsoft, definido como Windows Blue.

Os webmasters também foram incluídos na série de pegadinhas da empresa. Quem usa o Google Analytics para monitorar as estatísticas de acesso de seus sites, deparou-se com 41 pessoas acessando sua página direto da estação espacial internacional! A brincadeira inusitada, no entanto, não coloca em risco o serviço de métrica da empresa, já que esse número de 41 pessoas não chega a ser contabilizado no acesso total de pessoas. Ele aparece apenas no mapa de distribuição de pessoas e o número 41 é fixo, em referência à data de hoje (01/04).

Já a pegadinha do Youtube faz o surpreendente anúncio de que o maior site de compartilhamentos de vídeos do mundo vai acabar. O anúncio é acompanhado por um concurso para selecionar o melhor vídeo já publicado no site. E todos os outros seriam excluídos do sistema. O melhor vídeo do mundo só seria descoberto daqui a dez anos, em 2023, quando o site, então, voltaria a funcionar. Ainda bem que não passa de brincadeira.

EBC