O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, na região do Cariri paraibano, acumulava até a manhã de ontem um volume de 94,3% de sua capacidade. De acordo com o engenheiro da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Isnaldo Cândido, se as chuvas continuarem nas mesmas proporções das registradas nos últimos dias é possível que o açude sangre ainda esta semana.
De terça-feira para ontem, segundo informou Isnaldo, o açude, que tem capacidade superior a 411 milhões de metros cúbicos de água, subiu 51 cm e continua recebendo as águas do rio Paraíba. “Muito provavelmente o Carnaval de Boqueirão será com o açude sangrando”, projeta o engenheiro. Até ontem, dos 112 mananciais monitorados pela Aesa, 22 estavam sangrando.
De acordo com a meteorologista da Aesa, Carmen Becker, não está descartado que nos próximos dias, no final da tarde ou à noite, precipitações fortes voltem a atingir cidades da região do Agreste, Cariri, Curimataú e Sertão, devido ao grande calor e a umidade que tem predominado. Ela disse que inclusive no Litoral podem ocorrer chuvas isoladas.
“O Estado todo está nas próximas 24 horas com condições favoráveis à chuva. Caso a intensidade desses evento demandem a emissão de alertas meteorológicos, eles serão feitos”, disse.
As maiores precipitações registradas no Estado ontem foram na região do Agreste. Segundo a meteorologista, de terça-feira até a manhã de ontem, choveu 199 milímetros em Natuba, 143 mm em Itatuba e 133,9 mm no município de Ingá. Em Caturité, no Cariri, choveu 149 mm. No total, choveu em 89 municípios. (AS)
Caso queira conhecer os aspectos técnicos da construção do açude, clique aqui.
Da redação com Vitrini do Cariri