2 de mar. de 2011

Pedra Lavrada "acordou" sob uma intensa cerração. Vejam as fotos...


O município de Pedra Lavrada está, assim como em grande parte da Paraíba, recebendo uma quantidade de chuvas que animam os agricultores e pecuaristas. Muitos dos açudes já estão sangrando e o verde já toma conta da paisagem. Nesta terça-feira (2), o fenômeno da cerração invadiu nosso município. Até o tráfego de automóveis ficou perigoso antes das 7h00.

O vozdepedra.com registrou esse fenômeno que pode ser visto no "slide" abaixo e em vídeos que serão postados até o final do dia.

Caso você queira entender como ocorre o fenômeno da cerração, veja a explicação abaixo:




Os nevoeiros diferenciam-se das nuvens porque ocorrem junto à superfície. É umidade condensada perto do solo, em forma de depósito. Não são mantidos em suspensão pelas correntes ascendentes. Gotículas de água extremamente pequenas e que, por convenção reduzem a visibilidade horizontal a menos de mil metros. Formam-se à superfície. A obscuridade na atmosfera pode dever-se às diminutas gotas de água ou às partículas de fumaça (ou ambas) em suspensão na atmosfera. São condições essenciais para sua formação: no dia anterior umidade elevada à tarde, com céu limpo; ventos fracos; forte arrefecimento noturno pela radiação terrestre (fraca nebulosidade). Ocorrem pela manhã e são dissipados pela insolação, sendo mais comuns nos vales e planícies.

Classificação

Os nevoeiros podem ser classificados em dois grandes grupos para se atingir o ponto de orvalho: o primeiro grupo (A) considera as condições meteorológicas do resfriamento do ar até atingir o ponto de orvalho como fator principal; o segundo grupo (B) considera o aumento do vapor d'água até que a temperatura do ponto de orvalho iguale a temperatura atual como fator principal.

Riscos

A neblina-cerraçã é causadora de acidentes, e principalmente engavetamentos nas rodovias.

Existem vários tipos de neblina, desde a mais fraca, que quase não prejudica a visibilidade, até as mais espessas que limitam a visão a poucos metros.

Para sua segurança, siga algumas dicas:

Por causa do reflexo causado pelas gotículas d’água nunca use farol alto em locais com neblina, a reflexão da luz vai ofuscá-lo e você enxergará menos.

Mantenha sempre a distância de segurança do carro à frente.

Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que você está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.

Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros.

Use limpador de pára-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro.

Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão.

Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio e você corre o risco de colisão traseira.

Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento.

Se a neblina for muito espessa, procure um local seguro para parar, por exemplo: postos de serviço.

Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca-alerta, sinalize 100 metros antes e tire todo mundo do carro, mesmo que esteja frio ou chovendo.

Não ultrapasse outros veículos.


Da Redação com Wikipedia