Nesta quinta-feira, dia 17, às 10h, no Palácio do Bispo, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), juntamente com o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), irão se reunir em audiência para discutir a efetivação de uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na Rainha da Borborema.
A instalação da entidade no município tem sido uma das atuais bandeiras de luta do tucano que, na quarta-feira, dia 16, esteve visitando a Associação, em Recife (PE), na companhia do governador Ricardo Coutinho (PSB). O prefeito Veneziano já sinalizou apoio à iniciativa, com a possibilidade de doação de um terreno para que a instituição se instale em Campina. Segundo o Hermano Nepomuceno, Chefe de Gabinete, o encontro servirá para sacramentar a parceria da Prefeitura Municipal na estruturação da Associação na cidade.
No Nordeste brasileiro, a Associação existe apenas no estado de Pernambuco. O vice-presidente nacional da instituição, Luiz Magalhães, destacou, em encontro que teve com Cássio e Ricardo, que há viabilidade total para trazer uma unidade para Campina, devido ao apoio que tem sido dado pelos gestores públicos e, também, diante da própria necessidade que existe de uma instituição como a AACD em uma região que, ao todo, polariza cerca de 1 milhão de habitantes. Luiz Magalhães também estará em Campina Grande nesta quinta-feira.
A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há 60 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade.
Foi pensando nisso que o doutor Renato da Costa Bonfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1960, fundou a instituição. A sua missão principal é promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social. Há mais de uma década, a AACD realiza o Teleton, que reúne artistas e personalidades numa maratona televisa em busca de doações.